0º C

17 : 35

Angola partilha na Áustria experiência sobre o combate à corrupção

Numa tentativa de projectar uma imagem de luta contra a corrupção, Angola está a apresentar, em Viena, na Áustria, a sua visão sobre como melhorar a implementação da Convenção das Nações Unidas (ONU) contra a Corrupção. Enquanto o país expõe seus esforços na 15.ª Sessão do Grupo de Revisão de Implementação da Convenção da ONU, muitos questionam a eficácia real dessas medidas em território angolano.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Segundo o governo, o convite para que Angola participe como orador neste evento seria um reconhecimento internacional do “compromisso contínuo” do país na luta contra a corrupção e na promoção da transparência. Contudo, críticos apontam que, apesar das reformas anunciadas, os efeitos práticos parecem insuficientes, com casos de corrupção que continuam a emergir e a frustrar a população.

De acordo com o comunicado oficial, Angola vê essa presença internacional como uma “oportunidade valiosa” para partilhar experiências e aprender com as melhores práticas globais. Ainda assim, persistem as dúvidas sobre a real implementação de tais práticas no país, onde, segundo observadores, muitos responsáveis permanecem intocáveis.

Nos últimos anos, o governo implementou diversas reformas e reforçou a legislação em prol da transparência e da prestação de contas. A delegação angolana aproveita o evento para expor a visão do país sobre os próximos passos do mecanismo de revisão e métodos de monitorização. Mas a pergunta que não quer calar é: essas mudanças farão diferença na realidade angolana ou servirão apenas como discurso para a comunidade internacional?

PONTUAL, fonte credível de informação.