0º C

17 : 03

Argélia vai apoiar Moçambique no combate ao terrorismo

A Argélia vai apoiar as forças locais em Moçambique para combater o terrorismo na província nortenha de Cabo Delgado. O anúncio foi feito pelo chefe de Estado, Filipe Nyusi, para quem os terroristas têm estado a efectuar ataques em pequenos grupos.

Registro autoral da fotografia

Há 10 meses
2 minutos de leitura

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, recebeu garantias de apoio por parte da Argélia para o combater o terrorismo em Cabo Delgado. Este é um apoio que vai ser direccionado às forcas locais em Cabo Delgado, cujos detalhes o chefe de Estado não revelou. 

“O problema que temos agora e que preocupa bastante os moçambicanos é o terrorismo na província de Cabo Delgado. Esse foi um dos assuntos que discutimos com os nossos irmãos”, mostrando “disponibilidade para dar o seu apoio nas áreas que definimos e que são exequíveis”, afirmou o Presidente moçambicano.

Filipe Nyusi, também Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), admitiu que depois de uma relativa acalmia no ano passado, nos últimos dias o quadro mudou. 

“A situação tinha abrandado bastante e as populações estavam a voltar [para as suas casas], todas as vilas que estavam ocupadas pelos terroristas foram recuperadas. Nas últimas semanas há uma tendência de grupos pequenos fazerem ataques a algumas aldeias com uma tendência a descer para os distritos do sul”, acrescentou Filipe Nyusi, prometendo medidas mais duras contra os terroristas.

O conflito já fez mais de um milhão de deslocados, de acordo com Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).