0º C

16 : 33

Marrocos, Portugal e Espanha oficialmente nomeados países-sede da Copa do Mundo FIFA de 2030

Marrocos, Portugal e Espanha foram oficialmente designados como países anfitriões do Campeonato do Mundo FIFA 2030, pelo Congresso da Federação Internacional de Futebol Associado, reunido na quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, em sessão extraordinária por videoconferência.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

Durante esta sessão, presidida pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, os congressistas também validaram a atribuição dos três jogos centenários de 2030 ao Uruguai, Argentina e Paraguai, enquanto o Reino da Arábia Saudita foi confirmado como país-sede da Copa do Mundo de 2034. Os três marcos foram aprovados por aclamação pelas 211 federações membros da FIFA.

Na ocasião, o presidente Infantino afirmou que “no mundo dividido de hoje (…) ser capaz de chegar a um acordo sobre algo como isto representa uma mensagem extraordinária”. “Vivemos em unidade. Vivemos a inclusão. Vivemos o futebol”, disse ele.

Por sua vez, o presidente da Real Federação Marroquina de Futebol (FRMF), Fouzi Lekjaa, expressou a sua gratidão às federações membros da FIFA por terem tornado possível “este momento de felicidade partilhada, um momento rico em vários aspectos, começando por esta representatividade universal, raramente vista ou experimentada em outras áreas”.

“Agradeço por confiarem no meu país, Marrocos, e nos seus dois parceiros Portugal e Espanha, para organizarem juntos o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030”, disse num discurso pré-gravado transmitido durante o Congresso.

“Esta confiança depositada no meu país ao manter a sua candidatura no âmbito da candidatura tripartida atesta mais uma vez os progressos alcançados tanto em termos de preparação específica para o evento como em termos de desenvolvimento global do país, levado pela visão esclarecida de Sua Majestade Rei Mohammed VI, que Deus o ajude”, sublinhou Lekjaa.

“A candidatura tripartida vai criar um lugar na história, e não menos importante. Esta é a primeira vez que este evento universal é organizado ao mesmo tempo, em África, berço da Humanidade, e no Velho Continente, a Europa”, concluiu o presidente da FRMF.

Únicos candidatos na disputa pela Copa do Mundo de 2030, Marrocos-Portugal-Espanha “Yalla Vamos 2030” deu um novo passo decisivo no final de novembro de 2024 após a publicação pela FIFA do relatório de avaliação que considerou que esta candidatura tripartida caracterizou-se pela “sua qualidade global” e superou “os requisitos organizacionais mínimos” exigidos na avaliação técnica, atribuindo-lhe uma pontuação de 4,2 em 5.

PONTUAL, fonte credível de informação.