0º C

01 : 51

Benguela: fábrica de tomate vira atenções para linha de produção de sumos a pensar nos produtores de fruta

A fábrica de processamento de tomate, no município do Dombe Grande, na província de Benguela, não se vai dedicar apenas à transformação deste fruto, tendo as atenções igualmente viradas para a implementação de uma linha de produção de sumos.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

Segundo Ekumbi David, representante do Grupo Adérito Areias (responsável pela gestão da unidade), esta linha é a pensar nos produtores de fruta, como o ananás, manga, entre outros, que por não conseguirem escoar a sua produção acabam por sair prejudicados.

Além do fabrico de sumos e processamento de tomate, a unidade fabril – actualmente a ser recuperada e ainda sem data para abrir – também terá uma terceira valência: produzir latas para conservação de outros produtos.

De acordo com o responsável, citado pela Angop, a linha de fabrico de latas será capaz de produzir 60 latas por minuto.

Neste sentido, informou que existe um protocolo de colaboração com o Grupo Carrinho, a respeito da possibilidade de a empresa usar estas latas para encher leite condensado, visto que ainda dependem da importação desta matéria-prima.

Quanto à linha de processamento de tomate, Ekumbi David disse que esta será capaz de processar três a cinco toneladas por hora, situação que considera ser um incentivo aos produtores.

“Esta situação vai incentivar os camponeses a produzirem mais, porque terão onde depositar o seu produto”, referiu, citado pela Angop.

Encontrando-se na recta final do processo de reabilitação, a unidade fabril foi visitada, esta semana, pelo governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior. Ainda sem data para abrir, a fábrica está a ser recuperada depois de, há sensivelmente dois anos, ter sido alvo de vandalismo.

Em finais de 2023 foi avançada uma possível data para a entrada em funcionamento da fábrica. Na altura, foi apontado o mês de Março de 2024 como o prazo possível para o arranque, mas o facto não se veio a concretizar.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.