0º C

02 : 53

Bié: Mais de 23 mil famílias beneficiam de apoio financeiro do programa Kwenda

Um total de 23.650 famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, residentes no município do Cunhinga e na recém-elevada comuna de Belo Horizonte, na província do Bié, começaram a receber apoio financeiro através do Programa de Fortalecimento de Proteção Social (Kwenda).

Registro autoral da fotografia

Há 3 meses
2 minutos de leitura

A entrega oficial dos valores teve lugar na localidade de Tunda Chivava, a 12 quilómetros da sede municipal, numa cerimónia presidida pela governadora provincial, Celeste Adolfo.

Cada agregado familiar recebeu 66 mil kwanzas, correspondentes a seis meses de apoio monetário. Durante a ocasião, Celeste Adolfo apelou às famílias contempladas a utilizarem os recursos de forma racional, incentivando o investimento na agricultura de subsistência, como a aquisição de sementes, fertilizantes e instrumentos agrícolas, para criar bases que favoreçam a superação da pobreza.

Expansão do Kwenda no Bié
Rozoni Costa Chivembe, diretor provincial do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), informou que as localidades de Tunda Chivava, vila de Cunhinga e Belo Horizonte foram as principais beneficiadas nesta etapa, contemplando 10.330 famílias. O programa prevê o desembolso de mais de 1,5 milhão de kwanzas no município do Cunhinga por meio das Transferências Sociais Monetárias.

Desde o início da implementação do Kwenda no Bié, em abril de 2021, já foram transferidos mais de 20 milhões de kwanzas para apoiar 161 mil agregados familiares nos municípios de Andulo, Nharêa, Chitembo, Camacupa, Cuemba e, mais recentemente, no Cunhinga.

Redução da pobreza como prioridade
A administradora municipal de Cunhinga, Jorgina Tchiocana Lumati, celebrou os avanços alcançados pelo programa, destacando que o apoio a mais de 23 mil famílias representa um importante passo para a redução da fome e da pobreza nas comunidades mais vulneráveis.

O Kwenda, como uma das principais iniciativas sociais do país, continua a reforçar o combate à pobreza, promovendo a inclusão social e melhorando as condições de vida de milhares de angolanos.

PONTUAL, fonte credível de informação.