0º C

05 : 06

Campanha de saúde no Huambo quer aliviar sofrimento de mulheres com miomas e quistos

Mulheres com patologias do foro ginecológico começam hoje, 18 de Agosto, a ser submetidas a cirurgias no município da Ekunha, província do Huambo, numa campanha promovida pelas autoridades de saúde locais e que se prolonga até 15 de Setembro.

Registro autoral da fotografia

Há 8 horas
2 minutos de leitura

A iniciativa contempla operações a casos de miomas uterinos, quistos de ovário e outras complicações que afetam o aparelho reprodutivo feminino. De acordo com o director do Hospital Municipal da Ekunha, Américo Iuba, estão inscritas mais de cem pacientes na base de dados criada para esta acção.

O responsável explicou que, além das patologias mais frequentes, serão igualmente abrangidas mulheres com histórico de cesarianas, gravidez de termo ou prolapsos de órgãos pélvicos, situação que, segundo referiu, atinge sobretudo pacientes de idade mais avançada.

A campanha, enquadrada nas celebrações dos 50 anos de independência nacional, mobiliza especialistas de diferentes unidades hospitalares da província do Huambo, em articulação com a equipa médica local. “Temos recebido apoio de médicos do Hospital Geral, incluindo residentes e profissionais em formação, que se juntam aos nossos quadros para garantir a resposta necessária”, sublinhou Américo Iuba.

Com esta iniciativa, as autoridades de saúde esperam reduzir a lista de espera e melhorar a qualidade de vida de dezenas de mulheres que aguardavam tratamento cirúrgico.