0º C

17 : 08

Cunene prevê vacinar mais de 221 mil crianças contra a pólio

Duzentas e 21 mil e 420 crianças dos zero aos cinco anos de idade serão imunizadas contra a poliomielite, na província do Cunene, durante a primeira fase da campanha de vacinação, a decorrer de 17 a 19 do corrente mês em todo o território nacional.

Registro autoral da fotografia

Há 8 meses
2 minutos de leitura

A informação foi avançada, esta sexta-feira, pela supervisora provincial do Programa Alargado de Vacinação, Serafina Ndapandula, adiantando que, para a presente campanha, foram disponibilizadas 261 mil e 320 doses da vacina a nível da região.

De acordo com a responsável, que falava à margem de um encontro de concertação com jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social, na actividade estarão envolvidos mil e 768 técnicos, enquadrados em 495 equipas de vacinação, entre supervisores, mobilizadores, vacinadores, motoristas, entre outros.

Por seu turno, a chefe interina do Departamento de Saúde Pública no Cunene, Emília de Fátima, pediu o envolvimento da sociedade na mobilização da população, para que a campanha decorra sem sobressalto e atinja os objectivos preconizados.

“É fundamental a colaboração das autoridades tradicionais, igrejas e associações juvenis para o êxito da campanha, que será feita de casa em casa, nas unidades sanitárias e nos postos avançados a serem montados nos bairros, de modo a alcançarmos altas taxas de vacinação”, salientou.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contacto directo com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.