0º C

16 : 45

ESPECIALISTAS QUESTIONAM O RESTO: Angola desembolsou apenas 28% dos Fundos do BAD

Apenas 28% dos 1,5 mil milhões USD disponibilizados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) foram desembolsados por Angola, revelou o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme. A lenta utilização dos fundos coloca em risco o desenvolvimento de projetos cruciais para o país.

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

O ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, revelou que Angola desembolsou apenas cerca de 28% dos 1,5 mil milhões USD disponibilizados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para o país. A informação foi partilhada durante uma reunião com a vice-presidente do BAD, Marie-Laure Olugbade, onde foram discutidas as prioridades de desenvolvimento de Angola.

De acordo com uma nota do Ministério do Planeamento angolano, a carteira de projetos do BAD em Angola abrange setores vitais como pescas, agricultura, ambiente, finanças, social, energia, águas e saneamento. Estes 11 projetos, cujo custo total é de aproximadamente 1,5 mil milhões USD, são fundamentais para o progresso do país.

Victor Hugo Guilherme destacou que, dos 1,5 mil milhões USD, apenas cerca de 400 milhões USD foram desembolsados até ao momento, o que representa um valor significativamente abaixo do esperado. “É um desembolso muito aquém daquilo esperado”, afirmou o ministro, sublinhando a necessidade de acelerar a utilização dos fundos para garantir o sucesso dos projetos.

A vice-presidente do BAD, Marie-Laure Olugbade, felicitou o Governo angolano pelos esforços de diversificação da economia, especialmente no setor da agricultura. Ela mencionou que o banco aprovou recentemente a sua estratégia de implementação de projetos para Angola no período 2024-2029, reforçando o compromisso do BAD com o desenvolvimento sustentável do país.

A situação atual de baixos desembolsos levanta preocupações sobre a eficácia da gestão dos projetos financiados e a capacidade de Angola de aproveitar plenamente os recursos disponíveis para impulsionar o seu desenvolvimento.

PONTUAL, fonte credível de informação.