0º C

16 : 39

Falsas notícias visam manchar imagem da Assembleia Nacional

A Assembleia Nacional tem-se afirmado como uma das instituições públicas mais comprometidas com a transparência e a boa governação em Angola. As informações publicadas sobre os seus dirigentes são falsas e resultam da acção de um grupo de supostos “jornalistas” que visam extorquir diversas entidades em benefício próprio.

Registro autoral da fotografia

Há 4 horas
2 minutos de leitura

Sob a liderança de Carolina Cerqueira, a Casa das Leis consolidou mecanismos rigorosos de gestão financeira e administrativa, com auditorias internas periódicas, prestação de contas regular e processos de contratação que seguem critérios de legalidade, mérito e responsabilidade pública.

Na vertente da administração interna parlamentar, o secretário-geral Pedro Agostinho de Neri tem sido peça-chave na modernização institucional. Em Março de 2025, por exemplo, a Assembleia Nacional debateu o novo Estatuto do Funcionário Parlamentar, instrumento que visa regulamentar direitos e deveres dos funcionários e alinhar o regime interno à função pública e às especificidades legislativas.

Sob a sua liderança, foi realizado, em Fevereiro de 2025, um encontro de funcionários parlamentares para reforçar a cultura de transparência, participação e democracia interna. A realização da Assembleia dos Funcionários é uma prática constante. Pelo que, o Secretário-geral entende ser um exemplo ímpar da abertura da Assembleia Nacional, permitindo que os seus quadros acompanhem de perto os processos internos e contribuam para o seu aperfeiçoamento.

No âmbito internacional, Pedro de Neri tem defendido a integração de tecnologias de informação, auditoria interna e formação contínua dos quadros como pilares da gestão moderna. Ressaltando que as áreas prioritárias para modernização são a formação contínua de quadros via Academia Parlamentar e não só, reforço da transparência e auditoria interna, e integração de novas tecnologias, como a inteligência artificial, na administração parlamentar.