0º C

07 : 10

Falta de bloco operatório e serviço de raio x condiciona atendimento no hospital do Cuíto Cuanavale

A falta de um bloco operatório, de serviços de raio x, ortopedia e ecografia, está a condicionar o atendimento aos pacientes que procuram pelos serviços no Hospital municipal do Cuito Cuanavale, na província do Cubango.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
2 minutos de leitura

As autoridades sanitárias defendem a construção de uma nova unidade sanitária para dar resposta a procura, visto que o actual hospital atende mais de 150 pacientes diariamente.

O director municipal da Saúde do Cuito Cuanavale, Tito Petixe, que revelou a carência destes serviços, disse que nenhum hospital do município tem esses serviços disponíveis.

A Imagiologia consta também da lista de serviços hospitalares que o município tem em falta.

Esta situação, segundo o responsável, deve-se ao facto de a unidade sanitária ter sido projectada para um centro médico, mas que evoluiu para a categoria de hospital municipal, por conta da nova divisão político-administrativa.

Tito Petixe apontou também a falta de espaço suficiente para o atendimento dos pacientes que acorrem ao hospital municipal, e apresentou como solução a construção de um novo hospital.

“o governo deve erguer-nos aqui um hospital municipal que possa oferecer mais serviços à nossa população que possa atender mais pacientes/dias, porque realmente a unidade que nós temos é uma unidade que já não responde aquilo que é o número de pacientes que nós temos atendidos diariamente, não responde aquilo que são os internamentos que tínhamos que ter”, disse.

O hospital municipal do Cuíto Cuanavale, na província do Cubango, possui uma capacidade de internamento de 24 camas.