0º C

17 : 23

 Filipe Zau presta homenagem ao fundador da Nação com deposição de coroa de flores

O ministro da Cultura, Filipe Zau, presidiu, esta Terça-feira, à cerimónia de deposição de coroa de flores em homenagem ao Fundador da Nação e Herói Nacional, António Agostinho Neto, decorrida na cidade do Dundo, na província da Lunda Norte.

Registro autoral da fotografia

Há 3 meses
2 minutos de leitura

Além de Filipe Zau, na cerimónia, também directores nacionais de vários ministérios, a governadora da Lunda Norte, Filomena Miza, políticos, entre muitas outras individualidades prestaram homenagem ao fundador da Nação.

Segundo uma nota do Ministério da Administração do Território, a que o VerAngola teve acesso, o acto central das celebrações do Dia do Fundador da Nação e Herói Nacional está a decorrer no Dundo e é presidido por Filipe Zau, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

Este ano, as comemorações decorrem subordinadas ao lema “17 de Setembro com os Ideias de Neto, Construamos uma Economia Forte e Dinâmica” e visam celebrar o 102.º aniversário de Agostino Neto, “com o objectivo de enaltecer a figura do primeiro Presidente de Angola e reverenciar a sua contribuição na liberdade de Angola, e de África, bem como os esforços para a conquista da paz em todo o território nacional”.

Segundo a Angop, o ministro da Cultura está no Dundo desta Segunda-feira e, além de presidir ao acto central, tem também na sua agenda a inauguração de uma escola com sete salas de aulas no Chitato, bem como visitas ao Museu Regional do Dundo e às feiras do livro e da saúde.

Já em Luanda, segundo um comunicado da Polícia Nacional de Angola, a que o VerAngola teve acesso, a autoridade participou no acto de içar a bandeira.

“Membros do Conselho Superior da Polícia Nacional de Angola participam, na manhã desta Terça-feira, do acto do içar da bandeira, momento que decorre no Museu Nacional de História Militar, em Luanda, para celebrar o 102.º aniversário do Doutor António Agostinho Neto”, efeméride que se celebra esta Terça-feira em todo país, refere a nota.

A polícia refere ainda que homenagem vai seguir-se com a deposição de coroas de flores no Monumento ao Soldado Desconhecido, sendo que os actos de homenagem ao fundador da Nação continuarão no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.

Outras províncias do país também não deixam esta data passar em branco. É o caso da Lunda Sul e Huambo, cujos respectivos governadores prestaram homenagem a Agostinho Neto.

Segundo uma nota do Governo da Lunda Sul, a que o VerAngola teve acesso, o governador provincial, Daniel Félix Neto, fazendo-se acompanhar por “membros do seu consulado, entidades civis, militares, policiais e população em geral”, depositou flores junto ao busto do homenageado, no Jardim Cívico.

Também o governo do Huambo, num acto presidido pelo governador provincial, Pereira Alfredo, depositou uma coroa de flores no no Largo Dr. António Agostinho Neto.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.