0º C

03 : 41

Generais Kopelipa e Dino Conhecem Sentença a 6 de Novembro

A aguardada sentença do processo que envolve os generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” será conhecida a 6 de Novembro, no Tribunal Supremo, em Luanda. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela juíza conselheira Ana Bela Valente, relatora do processo, colocando fim à longa expectativa em torno de um dos julgamentos mais mediáticos da última década.

Registro autoral da fotografia

Há 8 horas
2 minutos de leitura

O Ministério Público decidiu retirar a maior parte das acusações contra Kopelipa, mas manteve o pedido de condenação pelo crime de tráfico de influência, apontando o antigo responsável militar como figura central em alegadas práticas de favorecimento indevido.

Já o general Dino continua a enfrentar acusações mais pesadas. O MP requereu a sua condenação, e das empresas China International Fund (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited, pelos crimes de falsificação de documentos, tráfico de influência e branqueamento de capitais.

O processo inclui ainda os arguidos Fernando Gomes dos Santos e Yiu Haiming, igualmente acusados de envolvimento em esquemas de manipulação documental e movimentação irregular de fundos, em prejuízo do Estado angolano.

Os dois antigos homens fortes da Presidência da República, outrora símbolos do poder económico e político, respondem também por peculato, burla por defraudação, associação criminosa e abuso de poder. O desfecho deste julgamento poderá marcar um novo capítulo no combate à corrupção em Angola.