0º C

16 : 50

GIGANTE DE 176 QUILATES: Mina do Lulo revela mais um tesouro de valor incalculável

A companhia de diamantes Lucapa anunciou, esta segunda-feira, a extracção do quinto diamante de mais de 100 quilates da mina do Lulo, este ano, marcando a oitava maior descoberta desde o início das operações aluviais em 2015.

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

O impressionante diamante de 176 quilates, classificado como tipo IIa – uma categoria que abrange apenas dois por cento dos diamantes mundialmente, devido ao seu elevado grau de transparência e pureza – foi extraído da mina aluvial.

“Este é o 45.º diamante com mais de 100 quilates recuperado do Lulo e o oitavo maior, desde o início das operações aluviais em 2015”, destacou a empresa num comunicado. A Lucapa sublinhou que a recuperação destes valiosos diamantes tem sido uma fonte crucial de receitas para a mina, que é gerida pela australiana Lucapa, em parceria com a estatal angolana Endiama e a sociedade anónima Rosa&Pétalas.

A empresa está actualmente a conduzir um programa de exploração de kimberlitos (rochas-mãe dos diamantes) e a recolher amostras nas proximidades dos blocos mineiros onde o diamante de 176 quilates foi encontrado.

Nick Selby, director geral e CEO da Lucapa, citado no comunicado, afirmou: “A recuperação deste diamante de 176 quilates é mais uma confirmação do enorme potencial dos kimberlitos, nos quais estamos a concentrar os nossos esforços.”

PONTUAL, fonte credível de informação.