0º C

02 : 08

Governo encerra processo de reintegração dos ex-militares no quadro dos Acordos de Paz

O Governo realiza na próxima sexta-feira, 12, em Luanda, a cerimónia de encerramento do processo de reintegração dos ex-militares licenciados das Forças Armadas, no âmbito dos Acordos de Paz assinados em Bicesse, Lusaka, Luena e Namibe. O acto será presidido pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto.

Registro autoral da fotografia

Há 3 dias
2 minutos de leitura

Segundo dados oficiais, Luanda registava inicialmente 7.873 ex-militares no Instituto de Reintegração dos Ex-Militares (IRSEM). Até ao momento, 1.267 foram integrados em projectos socioeconómicos, sendo 341 através do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional e 926 no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

Com o recadastramento recentemente concluído, apoiado pelo Sistema de Informação para a Gestão (SIG), o número de beneficiários em falta foi reduzido para apenas 38, todos previstos para enquadramento na actividade de moto-táxi.

A cerimónia terá lugar na Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social, em Cacuaco, e contará com a presença do governador provincial, Luís Nunes, de secretários de Estado dos ministérios da Defesa Nacional e da Acção Social, bem como de representantes do IRSEM e da administração local.

O programa prevê a entrega de kits de trabalho e uma visita a uma exposição agrícola, simbolizando a conclusão de um processo iniciado no quinquénio 2018-2022, que tinha como meta a reintegração de 80.537 ex-militares em todo o país.

Criado para assegurar a execução das políticas de apoio aos veteranos licenciados, o IRSEM destaca este encerramento como um marco no cumprimento das orientações do Executivo para consolidar a paz e promover a reinserção socioeconómica dos antigos combatentes.