0º C

20 : 43

Governo investe mais de 190 milhões de dólares em novos hospitais no Moxico e Cuando Cubango

O Executivo angolano autorizou a construção de dois hospitais gerais nas localidades do Cazombo, no Moxico Leste, e da Mavinga, no Cuando Cubango, num investimento global superior a 190 milhões de dólares. A decisão consta do Despacho Presidencial n.º 207/25, de 14 de Agosto, que prevê também a edificação de residências para os profissionais de saúde a serem destacados para as novas unidades.

Registro autoral da fotografia

Há 1 semana
2 minutos de leitura

Segundo o documento, o Hospital Geral do Cazombo terá um custo estimado de 75,9 milhões de euros (88,6 milhões de dólares), enquanto o da Mavinga representará um investimento de 89,8 milhões de euros (104,8 milhões de dólares). Ambos os projectos incluem a concepção, construção e fornecimento de equipamentos médicos.

As empreitadas contemplam ainda serviços de fiscalização avaliados em 3,7 milhões de euros (4,3 milhões de dólares), no caso do Cazombo, e 4,4 milhões de euros (5,1 milhões de dólares), no da Mavinga.

De acordo com o Executivo, as novas infra-estruturas inserem-se no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 e visam reforçar a rede de assistência médica, sobretudo nas novas divisões político-administrativas. O objectivo é aproximar os serviços de saúde das populações locais e reduzir as desigualdades regionais no acesso a cuidados hospitalares.