0º C

17 : 24

Governo lança Prémio Nacional de Ciência e Inovação com 12 milhões de Kwanzas para o Vencedor

Foi oficialmente lançado, nesta Quarta-feira, o Prémio Nacional de Ciência e Inovação 2024, uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, que visa reconhecer o trabalho de excelência de investigadores e inovadores em Angola e na diáspora. O prémio foi apresentado pela secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, que anunciou que o vencedor da competição será agraciado com 12 milhões de kwanzas.

Registro autoral da fotografia

Há 4 meses
2 minutos de leitura

De acordo com o comunicado do ministério, o prémio será atribuído em oito categorias, incluindo o Prémio Nacional de Carreira, o mais importante, e outras categorias como Prémio Nacional de Ciência, Prémio Nacional de Inovação, Prémio Nacional de Invenção, e categorias voltadas para jovens e mulheres cientistas. Estas categorias vão premiar contribuições em áreas como Ciências Naturais, Engenharias, Tecnologias, Ciências Médicas, Agrárias, Veterinárias, Sociais, Humanidades e Artes.

As candidaturas poderão ser submetidas a partir de 14 de Setembro e irão decorrer até 14 de Outubro de 2024, com a cerimónia de premiação marcada para 13 de Dezembro. Os prémios para o segundo e terceiro lugares serão de seis e quatro milhões de kwanzas, respetivamente, além de medalhas e diplomas de mérito.

O objetivo do prémio, instituído pelo Decreto Executivo n.º 116/24, é estimular a inovação e destacar o impacto social, económico e ambiental das criações científicas, apoiando o desenvolvimento sustentável de Angola.

PONTUAL, fonte credível de informação.