0º C

15 : 40

Hepatite B: Cunene vive com elevada taxa de infecção

Uma campanha de rastreio realizada na cidade de Ondjiva, província do Cunene, detectou 87 casos positivos de hepatite B entre indivíduos com idades compreendidas entre os 19 e os 69 anos. A iniciativa, integrada nas actividades do Dia Mundial da Hepatite B, assinalado a 28 de Agosto, teve como meta identificar portadores do vírus e iniciar, de forma célere, o acompanhamento e tratamento médico.

Registro autoral da fotografia

Há 4 horas
2 minutos de leitura

De acordo com o técnico de laboratório responsável pela área de VIH no Cunene, Manuel Njanja, foram testadas 782 pessoas, das quais 51 mulheres e 36 homens apresentaram resultados positivos. O responsável sublinhou que a acção permite conhecer a prevalência da doença na região e reforçar a resposta de saúde pública.

A hepatite B é uma infecção viral que atinge o fígado, podendo assumir formas agudas ou crónicas. Em muitos casos, a fase inicial não apresenta sintomas, mas quando estes surgem incluem fadiga, vómitos, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados) e urina escura. O período de incubação varia entre 30 e 180 dias.