0º C

15 : 39

Investidores sul-africanos avançam com projecto pecuário para criar e exportar gado em Angola

Investidores sul-africanos preparam-se para entrar em força na agropecuária angolana, com um projecto financiado e orientado para a criação e exportação de gado, numa aposta que pode redefinir o sector pecuário nacional.

Registro autoral da fotografia

Há 5 horas
2 minutos de leitura

A intenção foi apresentada esta Quinta-feira ao secretário de Estado para as Florestas, João Manuel Bartolomeu da Cunha, durante um encontro que contou igualmente com a presença do secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, Castro Paulino Camarada, e de altos responsáveis do Ministério da Agricultura e Florestas.

De acordo com a tutela, o projecto prevê um modelo integrado de desenvolvimento pecuário, abrangendo a criação de bovinos, ovinos, caprinos e aves, bem como a sanidade animal e o processamento, com o duplo objectivo de abastecer o mercado interno e conquistar mercados externos.

Além da vertente produtiva, os investidores comprometeram-se com a geração de postos de trabalho directos e indirectos e com a capacitação de quadros nacionais, numa lógica de transferência de conhecimento e fortalecimento do sector.

Em representação do ministro da Agricultura, João Cunha reiterou a total disponibilidade do Executivo para prestar apoio institucional, assegurado pelos serviços técnicos do Ministério e pela articulação com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

Os promotores do projecto informaram que o financiamento está garantido pelo Banco Central do Estado sul-africano, com apoio operacional em Angola através do Standard Bank, embora o montante global do investimento ainda não tenha sido divulgado.