0º C

07 : 05

João Lourenço acredita oito novos embaixadores no país

O Presidente da República, João Lourenço, acreditou esta segunda-feira oito novos embaixadores, numa cerimónia realizada no Palácio Presidencial, em Luanda. Os diplomatas representam a Indonésia, Canadá, Namíbia, Zâmbia, Ucrânia, Países Baixos, Timor-Leste e Israel, fortalecendo as relações diplomáticas de Angola com países de quatro continentes.

Registro autoral da fotografia

Há 10 horas
2 minutos de leitura

Dos novos representantes, seis terão estatuto de residentes e dois exercerão funções como não-residentes, informou a Presidência da República.

O primeiro a apresentar as cartas credenciais foi o embaixador de Israel, Leo Vinovezky, seguido por Ivo Jorge Valente, novo embaixador de Timor-Leste. Com residência em Luanda, integram ainda o grupo Henry Fokel de Vries (Países Baixos), Andrii Kasianov (Ucrânia), Elias Munshya (Zâmbia) e Leonard Lipumbu (Namíbia).

Entre os não-residentes estão Anderson Blanc, do Canadá, sediado em Maputo, Moçambique, e Mirza Nurhidayat, da Indonésia, o último a ser recebido pelo Chefe de Estado.

Na ocasião, os diplomatas expressaram o desejo de reforçar as relações com Angola, destacando áreas de cooperação económica e cultural. O embaixador da Zâmbia, Elias Munshya, afirmou que o seu país “quer transformar sonhos em realidade, como o Corredor do Lobito”, sublinhando a intenção de aprofundar a amizade e a parceria estratégica entre os dois povos.

Por sua vez, o representante da Namíbia, Leonard Lipumbu, destacou o laço histórico entre os dois países, marcado pela solidariedade e pela luta comum. “Queremos reforçar a irmandade em todos os domínios e celebrar os 50 anos de independência de Angola com uma visão partilhada de desenvolvimento”, afirmou.