0º C

16 : 36

Kwenda chega ao Dirico com apoio para mais de 2.900 famílias em extrema pobreza

O município de Dirico, na província do Cuando Cubango, começou a beneficiar do programa Kwenda, com 2.909 agregados familiares em situação de extrema pobreza a receberem Transferências Sociais Monetárias desde o último sábado. O programa, que já abrange outros municípios da província, visa apoiar as populações vulneráveis e dinamizar as economias locais.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura


Zeferino Cavalo, director do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cuando Cubango, revelou que mais de 383 milhões de kwanzas serão distribuídos às famílias nas comunas de Dirico sede, Mucusso e Xamavera ao longo de 15 dias. A iniciativa é implementada por técnicos, com o apoio de efectivos dos órgãos de defesa e segurança, que percorrem casa a casa para garantir a entrega dos benefícios.

Os valores transferidos destinam-se a ajudar os beneficiários a suprir necessidades básicas, como a aquisição de medicamentos, alimentos, utensílios domésticos, e a criação de pequenos negócios. Zeferino Cavalo destacou que esta assistência promove a melhoria das condições de vida e impulsiona as economias locais, tal como já ocorre em outras localidades.

Abrangência na província
O Cuando Cubango conta agora com quatro municípios incluídos no Kwenda: Dirico, Cuito Cuanavale (12.919 agregados), Cuchi (3.782) e Rivungo (3.782). Além disso, a província dispõe de três Centros de Acção Social Integrado (CASI), que funcionam como espaços de apoio à implementação das diferentes componentes do programa.

Componentes do Kwenda
Zeferino Cavalo explicou que o Kwenda é composto por quatro pilares:

  1. Transferências Sociais Monetárias: entrega de renda para famílias em extrema pobreza;
  2. Municipalização da Acção Social: aproximação de serviços essenciais aos cidadãos, como registo de nascimento, emissão de Bilhete de Identidade e mediação de conflitos;
  3. Inclusão Produtiva: apoio às iniciativas económicas das famílias;
  4. Cadastro Social Único: base de dados que reúne informações sobre a pobreza e vulnerabilidade, auxiliando o Estado na elaboração de estratégias de combate à pobreza.

O programa, liderado pelo FAS, reafirma o compromisso de Angola com a redução da pobreza e o fortalecimento do tecido social em comunidades vulneráveis, especialmente em áreas rurais e de difícil acesso.

PONTUAL, fonte credível de informação.