0º C

02 : 47

Luanda prepara-se para protestos: Activistas convocam manifestação contra fome, desemprego e promessas não cumpridas

A cidade de Luanda será palco, neste Sábado, de uma manifestação organizada por activistas da Unidade Nacional para Total Revolução em Angola (UNTRA), que prometem sair às ruas para protestar contra o crescente custo de vida, fome, pobreza e o desemprego galopante que assola a população.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

O activista Serrote José de Oliveira, conhecido como “General Nila”, garantiu que a manifestação será “pacífica e ordeira”, embora a tensão entre a população e as autoridades esteja em alta. “Vamos protestar contra o desemprego, exigir ao governador de Luanda a construção de balneários públicos, porque os cidadãos fazem necessidades em qualquer esquina, e também cobrar os 500 mil empregos prometidos pelo Presidente da República, que continuam invisíveis”, afirmou o líder da UNTRA à agência Lusa.

A concentração está marcada para a manhã de Sábado, no Mercado de São Paulo, de onde os manifestantes seguirão por diversas ruas até ao Largo da Maianga. O protesto visa chamar a atenção das autoridades para a urgente necessidade de reduzir o preço da cesta básica e melhorar as condições de vida da população.

“General Nila” revelou que a realização da manifestação foi formalmente comunicada ao Governo Provincial de Luanda, ao Ministro do Interior e ao Comando Provincial da Polícia Nacional. “Estamos apenas a cumprir o que está na lei. Mostrar descontentamento não é crime, é um direito. Esperamos uma postura republicana da polícia”, frisou o activista, que apelou à participação massiva dos luandenses.

Com promessas governamentais não concretizadas e condições de vida cada vez mais precárias, a manifestação deste Sábado promete ser um grito de revolta da população contra o que consideram um governo surdo aos apelos do povo. Resta saber qual será a resposta das autoridades diante da crescente insatisfação popular.

PONTUAL, fonte credível de informação.