0º C

17 : 26

Luanda terá mais 72 quilómetros de macrodrenagem para reduzir risco de inundações

Luanda vai beneficiar da construção de infra-estruturas de macrodrenagem numa extensão de 72 quilómetros, no âmbito do Programa de Melhoria das Vias de Luanda. A informação foi avançada pelo governador da província, Manuel Homem, durante a visita de constatação do grau de execução do programa realizada pelo Presidente da República.

Registro autoral da fotografia

Há 4 meses
2 minutos de leitura

O governador afirmou que a capital do país tem menos de 15 por cento de cobertura de macrodrenagem, razão pela qual considerou a situação “um grave problema”. “Felizmente, com aprovação do Programa de Investimentos Público (PIP) e as iniciativas do Programa de Melhoria das Vias de Luanda, vamos dar uma melhor cobertura”, disse.

A construção de infra-estrutura de macrodrenagem visa, entre outros aspectos, reduzir as inundações nas residências e minimizar os impactos dos resíduos sólidos transportados pela chuva, através da limpeza nos assentamentos e reperfilamento das valas.

Manuel Homem garantiu ao Presidente da República que o Programa de Melhorias das Vias tem também como objectivo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, valorizar os bairros de Luanda – não só os antigos – mas todos os abrangidos pelo programa de requalificação.

“Entre outras acções, alguns destes bairros já constam do programa de intervenção de infra-estruturas de Luanda”, aprovado recentemente pelo PR, acrescentou o governador.

O Programa de Melhoria das Vias de Luanda decorre em cinco dos nove municípios da província, concretamente no Kilamba Kiaxi, Viana, Belas, Cazenga e Luanda, com objectivo de conservar, reabilitar e construir infra-estruturas rodoviárias, iluminação, abastecimento, drenagem e mobiliário no casco urbano da cidade e zonas peri-urbanas.

Neste momento, tem uma execução física de 52 por cento e financeira de 36 por cento, refere uma nota do Governo.

Segundo o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas de Luanda, Kalunga Kissanga, o município de Luanda tem intervenções concluídas nos bairros da Terra Nova, São Paulo, Rangel, Maianga, Ingombota, Sambizanga, Morro Bento, com destaque para as ruas Lino Amezaga, do Fundão, do Amarante, Amílcar Cabral e do Laboratório de Engenharia de Angola.

Igualmente, acrescentou, estão a ser executadas obras nas ruas da Fabimor, Suave, Henrique Gago da Graça, 23 de Março, Tunga Ngó e 11 de Novembro, com conclusão prevista para 2025, a cargo do consórcio Omatapalo e Mota-Engil, sob a fiscalização da Dar Angola.

A implementação do programa gerou mais de 700 postos de empregos directos e 2000 indirectos.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.