0º C

02 : 42

MAPTSS lança Fundo Nacional de Emprego no Huambo

O Fundo Nacional para o Emprego de Angola (FUNEA) foi apresentado, esta Quinta-feira, no Huambo, numa cerimónia presidida pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Na visão da ministra, o fundo está a iniciar os primeiros passos no campo da empregabilidade e da formação profissional, por meio de iniciativas como cooperativas para a criação de emprego directo e progresso económico em termos locais, escreve a Angop.

Dessa forma, Teresa Dias referiu o suporte ao empreendedorismo, através da cedência de micro-créditos e distribuição de kits de trabalho, tendo ainda destacado o compromisso do Governo para com a empregabilidade e formação profissional.

Já o governador do Huambo, Pereira Alfredo, que também esteve presente no acto de lançamento, incentivou os jovens locais a aderirem e tirarem “máximo proveito do programa, que acredita ser amparador dos seus principais anseios, tendo reafirmado o apoio em iniciativas inseridas no capital humano, criação de oportunidades a juventude, empreendedorismo, criatividade e inovação, bem como aquelas que alavancam a economia local”, refere um comunicado do governo provincial do Huambo, a que o VerAngola teve acesso.

Na ocasião, informou igualmente que durante 2024, a província registou 872 pedidos de empregos, dos quais “841 colocações directas no sector primário da economia”.

Também realçou que “são controlados actualmente no Huambo 37 centros de formação profissional, sendo 14 públicos e 23 de iniciativa privada, tendo matriculado no mesmo período, mais de 7000 candidatos em vários domínios de formação profissional”.

O governo provincial adianta ainda que a cerimónia foi marcada pela assinatura de um acordo de entendimento entre o serviço provincial do INEFOP-Huambo e as administrações do Huambo e Caála, bem como pela “entrega simbólica de certificados de fim de estágio e cheques de microcrédito”.

O acto serviu para apresentar os benefícios do programa JOBE, financiado pelo FUNEA, assim como sensibilizar a juventude a aderir ao programa, de maneira a criar oportunidades de inclusão dos jovens no mercado de trabalho e “fortalecer a parceria entre o sector público e privado, para a geração de empregos sustentáveis e dignos”.

Depois de apresentado o programa, foram entregues kits de trabalho a 13 cooperativas que participaram numa formação do CINFOTEC.

Recorde-se que em 2023 foi anunciada a criação do FUNEA, que acabou por ser oficialmente lançado em Agosto do ano passado.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.