0º C

16 : 49

Marrocos–França: Segundo dia da visita de Estado do Presidente francês Emmanuel Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, proferiu, nesta terça-feira, 29 de outubro de 2024, um discurso aos membros das duas Câmaras do Parlamento marroquino, durante o qual se referiu, nomeadamente, à assinatura da Declaração relativa à “Parceria Excepcional Reforçada” entre o Reino de Marrocos e a República Francesa.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Uma Declaração que deverá, segundo o Presidente Macron, permitir aos dois países responder melhor a todos os desafios, mobilizando todos os sectores relevantes da cooperação bilateral, regional e internacional. A este respeito, o Presidente francês afirmou que a “visão esclarecida” de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, as conquistas dos primeiros 25 anos do seu reinado, são “um convite a olhar para o futuro”.

Em relação à questão do Sahara Ocidental, o Presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou com veemência o apoio da França à soberania de Marrocos sobre o Sahara, reafirmando perante o parlamento marroquino que “para a França, o presente e o futuro deste território enquadra-se no quadro da Soberania marroquina. A autonomia sob a soberania marroquina é o quadro dentro do qual esta questão deve ser resolvida.”

Sobre a acção de Marrocos em África, o Presidente Emmanuel Macron afirmou que o seu país deseja inspirar-se no Reino de Marrocos em África, particularmente na região do Sahel, declarando que a estabilidade de Marrocos, a sua abertura e o seu desenvolvimento são “activos incomparáveis ​​​​que reconhecemos no seu verdadeiro valor e que pode inspirar muitas iniciativas comuns nestas regiões”.

Neste contexto, enfatizou a necessidade de África ter uma estabilidade que respeite as pessoas e os projectos de desenvolvimento para a juventude africana. Contando com esta nova estratégia onde França e Marrocos poderão trabalhar nesta região, o Presidente francês manifestou a vontade do seu país de “construir uma nova estratégia de parceria”. “Esta nova parceria com África é aquela que queremos construir juntos, em todo o continente, através da educação, da agricultura, de projetos ecológicos, da tecnologia digital e da energia”, sublinhou o Presidente francês, fazendo referência à existência, nestes eixos, de acções conjuntas.

No final deste dia, o Rei Mohammed VI ofereceu um jantar oficial, no Palácio Real de Rabat, em homenagem ao Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron e à sua esposa. Foram, igualmente, convidados para este jantar, nomeadamente, o Chefe do Governo, os Presidentes das duas Câmaras do Parlamento, os Conselheiros do Rei, membros do governo, membros da delegação oficial que acompanha o Presidente francês e diversas outras personalidades civis e militares.

PONTUAL, fonte credível de informação.