0º C

20 : 09

Ministro do Interior enaltece união e cooperação entre bombeiros da CPLP

O ministro do Interior, Manuel Homem, destacou a importância da colaboração e troca de experiências entre os bombeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como pilares para fortalecer a eficácia e dignidade no exercício das suas funções. A declaração foi feita na abertura da VII Assembleia Geral da União de Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa (UBPLP), realizada esta sexta-feira em Angola.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

 “É nosso dever como irmãos de farda trabalhar em estreita colaboração para garantir que todos os bombeiros tenham acesso aos recursos e à formação necessária para desempenhar o seu papel com eficácia e dignidade”, afirmou Manuel Homem, sublinhando a necessidade de união para enfrentar desafios globais.

O ministro reforçou que a troca contínua de conhecimentos e a formação permanente são essenciais para capacitar os bombeiros no combate a catástrofes naturais, incêndios, crises de saúde pública e outras emergências que exigem resposta imediata e profissional.

Timor-Leste Assume Presidência da UBPLP

Durante o evento, foi destacado que Timor-Leste assumirá a presidência rotativa da UBPLP, tendo Manuel Homem desejado sucesso à nova liderança. Já o presidente em exercício, comissário bombeiro principal Manuel Lutango, fez um balanço positivo das atividades realizadas durante o biénio 2023/2024, que incluiu visitas estratégicas a Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Angola como Anfitrião

Angola, anfitriã do encontro, recebeu delegações de todos os países da CPLP, incluindo Portugal, Timor-Leste, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Guiné-Bissau. A assembleia abordou temas como a revisão do Protocolo de Constituição da UBPLP e o programa indicativo de cooperação em proteção civil e bombeiros.

Um Futuro de Cooperação

A reunião destacou o papel crescente dos bombeiros nas comunidades e a importância de fortalecer laços entre os países da CPLP para garantir respostas eficazes e coordenadas frente a desastres.

PONTUAL, fonte credível de informação.