0º C

17 : 17

Novo aeroporto de Mbanza Kongo vai ser inaugurado nas comemorações dos 50 anos da independência

O Novo Aeroporto de Mbanza Kongo, na província do Zaire, deverá ser inaugurado por ocasião das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, em 2025. A data foi avançada numa reunião entre o chefe do Executivo, João Lourenço, e o governo da província do Zaire.

Registro autoral da fotografia

Há 4 meses
2 minutos de leitura

Os responsáveis reuniram-se Quarta-feira, durante uma visita de trabalho de algumas horas do Presidente da República, sendo que o chefe de Estado recomendou a aceleração das obras de requalificação do Troço Mbanza Kongo – Kiende – Novo Aeroporto, para assegurar o acesso dos utentes à infra-estrutura.

O novo aeroporto terá capacidade para receber cerca de 250 mil passageiros, justificando-se o investimento com a necessidade de garantir acesso à cidade de Mbanza Kongo enquanto património mundial da humanidade, conforme orientação da UNESCO.

A infraestrutura aeroportuária vai contar com ligações domésticas e internacionais, sendo que a construção está a ser feita em 12.100 metros quadrados, contando com 35,64 metros de altura da torre de controlo. Avaliado em cerca de 89,9 mil milhões de kwanzas, o novo aeroporto denomina-se ‘Nimi a Lukeni’, sendo que entre as diversas valências, destaca-se a capacidade para receber voos de aeronaves tipo Boeing 777-300ER.

Na mesma reunião, foi decidida a construção de um estádio de futebol com capacidade de até 10 mil lugares no município de Mbanza Kongo e de um pavilhão multiuso para o Soyo. As verbas necessárias para a execução dos referidos projectos deverão estar previstas já no próximo Orçamento Geral do Estado (OGE 2025).

O encontro recomendou ainda a mobilização de recursos financeiros, com carácter prioritário, para a concretização do projecto de água no Soyo, Tomboco e na Comuna da Musserra, no município do Nzeto. Foi orientada, igualmente, a construção de uma estrada entre Mbanza Kongo e Soyo, num percurso de 180 quilómetros, para a ligação entre as sedes destes dois municípios da província.

O Executivo decidiu também garantir a construção de infraestruturas de estradas, água e energia para os projectos estruturantes de Mbanza Kongo, tais como a centralidade, o novo aeroporto e o novo hospital.

Outra recomendação saída da reunião foi a requalificação das antigas instalações dos Serviços Provinciais da Justiça, que actualmente funcionam nas instalações dos Hotéis IU. A medida visa garantir que as instalações dos hotéis possam servir o propósito original de reforçar a rede hoteleira, no quadro do fomento turístico da província.

Presidente da República visita obras do novo Hospital Geral do Zaire

Com inauguração prevista para Agosto de 2025, a mais importante unidade hospitalar do Zaire recebeu esta Quarta-feira a visita de João Lourenço, que constatou o avanço das obras.

Acompanhado pelos integrantes da delegação que se deslocou ao Zaire para esta visita de trabalho, o chefe de Estado percorreu a infraestrutura, recebendo explicações pontuais do empreiteiro – a empresa Vamed – sobre o decorrer dos trabalhos, o seu ritmo e perspectivas de conclusão.

Localizada na periferia da cidade de M’banza Kongo, a unidade hospitalar de nível três terá uma capacidade de 290 camas. A infraestrutura conta com quatro salas de cirurgias, seis enfermarias para internamento, serviços de fisioterapia, hemodiálise, imagiologia, cuidados neonatais, pediatria, maternidade e diagnóstico terapêutico.

A unidade hospitalar, em construção numa área bruta de 27 mil metros quadrados, tem um custo avaliado em 87.850 milhões de dólares.

Recorde-se que a construção do Hospital Geral de Mbanza Kongo teve início em 2014, tendo sido marcada por paralisações e constrangimentos diversos. As obras foram retomadas em Junho de 2022, tendo só aí avançado. A abertura e entrada em funcionamento estão marcadas para o próximo ano.

VA