0º C

21 : 30

PR percorre 45 quilómetros de comboio para testar acessos ao novo aeroporto

O Presidente da República percorreu de comboio, esta Terça-feira, os 45 quilómetros que ligam a estação ferroviária do Bungo, em Luanda, ao novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), em Icolo e Bengo. Esta jornada de campo serviu para João Lourenço avaliar os acessos ao novo aeroporto.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Segundo um comunicado da Presidência, esta visita teve como objectivo “verificar a evolução das obras de segregação da linha férrea, que atravessa por áreas densamente povoadas com implicações negativas para a circulação dos comboios”.

Na ocasião, João Lourenço fez uma avaliação do que já foi feito e do que ainda falta fazer.

“O Chefe de Estado, instalado na cabine da locomotiva da composição ferroviária, avaliou o que já está feito pelas empresas encarregues da empreitada e o que ainda resta fazer para que se instale segurança e ordem ao longo do corredor ferroviário”, lê-se no comunicado.

Além da ligação ferroviária, o Presidente da República também “viu de perto as obras da estrada que bordeia o novo aeroporto, ligando o Zango 8000 à Estrada de Catete, por altura do Km 44”.

A construção desta rodovia arrancou em Julho, devendo ficar pronta no próximo ano.

“A via em construção visa contribuir para um trânsito mais fluído para as populações residentes no pólo sul da capital (Benfica, Talatona e Zangos) nas suas futuras deslocações ao novo aeroporto e vice-versa, sem precisarem de o fazer pela Via Expresso Fidel Castro”, refere ainda o comunicado.

Recorde-se que esta é a segunda vez que João Lourenço viaja nesta via ferroviária. A primeira vez aconteceu em Junho, quando o Presidente fez os mais de 40 quilómetros que compõem o trajecto ferroviário entre o Bungo e o novo aeroporto, com o objectivo de conhecer as acessibilidades para o referido aeroporto.

Na altura, a viagem do chefe de Estado para conhecer de perto este acesso “deixou a nu um conjunto de desafios” que seriam precisos ultrapassar para que o transporte de passageiros ocorresse em segurança e com conforto.

Refira-se que a ligação ferroviária para o novo aeroporto tem arranque marcado para dia 7 de Novembro, enquanto a partir de 10 de Novembro está previsto que o novo aeroporto comece a receber voos de passageiros.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.