0º C

02 : 57

Presidente condecora 247 figuras nos 50 anos da independência, medalhas entregues a partir de Sexta-feira

O Presidente da República, João Lourenço, inicia esta Sexta-feira, 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, a entrega das medalhas comemorativas dos 50 anos de independência, distinguindo as primeiras das 247 personalidades seleccionadas pelo seu contributo “indelebél” para a história de Angola.

Registro autoral da fotografia

Há 2 dias
2 minutos de leitura

O chefe de Estado fez o anúncio esta Segunda-feira, na abertura da primeira reunião ordinária do Comité Central do MPLA, em Luanda. Segundo João Lourenço, as condecorações visam homenagear aqueles que, em contextos de elevado risco, deram o seu melhor para a conquista da independência, o fim do regime do apartheid, a preservação da soberania, a reconstrução nacional e a promoção do bem-estar social.

Dos homenageados, 99 serão agraciados na Classe Independência e 148 na Classe Paz e Desenvolvimento. Curiosamente, os nomes de Jonas Savimbi, fundador da UNITA, e Holden Roberto, líder da FNLA, dois protagonistas centrais na luta pela autodeterminação do país, ficaram de fora da lista, onde constam várias figuras que desempenharam um papel determinante na história recente de Angola.

“Comemoramos este marco com alegria e com os olhos postos no futuro. A nossa luta levou-nos à liberdade, ao fim da opressão colonial e à paz duradoura. Mas o desafio continua: construir uma Angola mais desenvolvida para as gerações futuras, sem distinção de filiação partidária, etnia ou confissão religiosa”, sublinhou o Presidente.

As cerimónias de condecoração assinalam o arranque das celebrações oficiais dos 50 anos de independência de Angola, num momento que se espera ser de união e reflexão sobre o percurso do país e os desafios que ainda persistem.

PONTUAL, fonte credível de informação.