0º C

12 : 32

Presidente do Vietname conclui visita a Angola com passagem pelo Museu Nacional de História Militar

O Presidente da República Socialista do Vietname, Luong Cuong, encerrou esta sexta-feira a sua visita oficial de três dias a Angola, com um programa que incluiu uma visita ao Museu Nacional de História Militar e a cerimónia protocolar de despedida no Palácio Presidencial, em Luanda.

Registro autoral da fotografia

Há 2 dias
2 minutos de leitura

Acompanhado pela primeira-dama vietnamita, o chefe de Estado regressou à Cidade Alta no final da manhã para o cumprimento das formalidades de partida. Na ocasião, foram recebidos pelo Presidente João Lourenço e pela primeira-dama angolana, ladeados por ministros de Estado e outras altas figuras da administração central, que apresentaram cumprimentos finais à delegação de Hanói.

Durante a estada em Angola, Luong Cuong participou em encontros bilaterais ao mais alto nível, que resultaram na assinatura de sete instrumentos de cooperação. Entre os momentos de maior relevo esteve também o discurso proferido na Assembleia Nacional, onde reafirmou o compromisso de reforçar as relações de amizade e parceria entre os dois países.

O último dia da visita foi marcado por uma deslocação ao Museu Nacional de História Militar, onde, ao longo de cerca de hora e meia, o Presidente vietnamita percorreu a narrativa histórica de Angola, desde o período colonial à luta pela independência. No final, elogiou a forma como o espaço preserva a memória histórica, considerando-o um legado para as gerações presentes e futuras.

Ainda esta sexta-feira, no quadro da agenda oficial, o ministro do Interior, Manuel Homem, reuniu-se com o vice-ministro da Segurança Pública do Vietname, coronel-general Lê Quốc Hùng. O encontro centrou-se no reforço da cooperação bilateral nos domínios da segurança e ordem interna, com destaque para a prevenção e combate ao crime cibernético, formação de quadros e preparação de futuros acordos de cooperação.