0º C

16 : 59

Primeira cirurgia robótica do país é realizada Terça-feira no hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento

O país prepara-se para realizar a sua primeira cirurgia robótica. O anúncio é da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que avançou que a primeira cirurgia robótica na história de Angola vai ser feita esta Terça-feira, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares ‘Cardeal Dom Alexandre do Nascimento’.

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

Em declarações à imprensa, citadas pela Angop, no âmbito de uma visita à referida unidade hospitalar, a titular da pasta da Saúde apontou que este marco possibilita um futuro com operações com maior precisão, minimamente invasivas e que permitem aos pacientes recuperarem mais rapidamente.

Na ocasião, disse que o ministério dirigido por si se encontra a promover uma ampla campanha de rastreio do cancro da próstata no sentido de fazer uma avaliação dos pacientes que reúnem condições para realizarem a cirurgia robótica.

“Pacientes com o cancro da próstata, que serão os primeiros a sofrer de intervenção cirúrgica robótica, se forem diagnosticados precocemente, podem ser curados”, apontou.

O urologista oncológico Vitul Patel e a sua equipa da empresa americana AdvantHealth estão a comandar o processo que inclui um elemento de treino de angolanos, adiantou a ministra, que acrescentou que aproximadamente 15 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, equipa de esterilização e de telecomunicações, se encontram a receber capacitação para operar os equipamentos cirúrgicos, escreve a Angop.

Hospital Geral do Cacuaco realiza primeira neurocirurgia com sucesso

No entanto, os avanços no sector da Saúde não se ficam por aqui. Outro marco a destacar é o facto do Hospital Geral do Cacuaco ter realizado com sucesso a sua primeira neurocirurgia.

Segundo um comunicado do Ministério da Saúde, a que o VerAngola teve acesso, a referida unidade hospitalar concretizou, no dia 2 deste mês, “a sua primeira neurocirurgia à um recém-nascido com menos de 24 horas de vida, com o diagnóstico de encefalocele”.

Este hospital, adianta a tutela, está a funcionar há duas semanas “e já conta com mais de 90 por cento dos serviços em funcionamento, tendo realizado diversas cirurgias”.

Ver Angola

PONTUAL, fonte credível de informação.