0º C

02 : 51

Primeira-dama leva magia do Natal a crianças internadas no Hospital Azancot de Menezes

A primeira-dama da República levou a magia do Natal até às crianças que estão internadas no Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes, através da abertura de uma sala de brinquedos naquela unidade hospitalar.

Registro autoral da fotografia

Há 14 minutos
2 minutos de leitura

Para tal, Ana Dias Lourenço realizou uma visita, esta Segunda-feira, a diversas crianças que estão naquele hospital, no âmbito do programa ‘Roda do Amor’, alusivo à 8.ª edição do ‘Natal da Criança’.

Assim, desde esta Segunda-feira, que as crianças naquele hospital situado em Luanda, contam com uma sala com diversos brinquedos. Além desta sala, segundo a Rádio Nacional de Angola (RNA), Ana Dias Lourenço também ofereceu presentes às crianças, que se mostraram gratas com esta atitude.

Na ocasião, Ana Dias Lourenço revelou que a iniciativa de equipar os hospitais de referência com salas deste género é para continuar, cuja acção não se limita apenas a Luanda.

“Nós já fizemos dez, sete em Luanda e três em outras províncias”, referiu.

“Em Luanda temos uma briquedoteca no Hospital Geral de Luanda, que foi o primeiro a ter, temos no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre de Nascimento, temos no Hospital Geral de Viana Bispo Emílio de Carvalho, no Hospital Municipal de Viana do Capalanga, no Hospital Geral do Cacuaco Heróis do Kifangondo, no Instituto Hematológico Pediátrico Doutora Vitória do Espírito Santo, agora no Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes”, revelou.

A primeira-dama, citada pela RNA, revelou ainda que a iniciativa também chegou a outras três províncias: “A província do Cunene, no Hospital Geral do Cunene General Simione Mucune; na província do Cuanza Sul, o Hospital Geral do Cuanza Sul Comandante Raúl Diaz Arguelles; e na provínica do Cuanza Norte, no Hospital Geral do Cuanza Norte Mário Pinto de Andrade”, referiu.

Por sua vez, a directora-geral do Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes, Maria Manuela Mendes, referiu que a pediatria daquela unidade hospitalar tem 200 crianças internadas. “Só em pediatria, que é a área chave da visita, temos internados 200 pacientes. A principal patologia entre as nossas crianças é a malária e as doenças respiratórias, mas temos outro tipo de patologias mais complexas, ultimamente o trauma também tem ocorrido muito aqui à nossa instituição”, apontou a responsável, que citada pela RNA fez ainda saber que realizam “em média 70 partos/dia”.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.