0º C

20 : 13

Processo dos ex-homens fortes de José Eduardo dos Santos avança para alegações finais

O Tribunal Supremo agendou para 6 de Outubro a audiência destinada à apresentação das alegações orais da acusação e da defesa no processo que envolve os generais Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” e Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”.

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

Além dos dois antigos colaboradores próximos do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, figuram ainda como arguidos Fernando Gomes dos Santos, o empresário chinês Yiu Haiming e as sociedades Plansmart International Limited e Utter Rigth International Limited.

A decisão de avançar para a fase de alegações decorre da opção do tribunal em não prosseguir com a audição de Paulo Cascão, antigo director-geral da Delta Imobiliária, cuja intervenção tinha sido apontada como relevante para a descoberta da verdade material. Com esta desistência, ficou encerrada a fase de produção de provas.

Os acusados respondem por crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa e abuso de poder, num processo que se arrasta há vários anos e que tem sido acompanhado de perto pela opinião pública.