0º C

16 : 36

Projecto SMASHED expande-se em Luanda: 40 mil alunos serão alertados sobre perigos do álcool na adolescência

Teatro e dinâmicas de grupo vão sensibilizar estudantes de Cazenga, Viana, Belas e Kilamba Kiaxi sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas na juventude.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

A TheBridgeGlobal, em parceria com a Direcção Provincial da Educação de Luanda, lançou esta semana a quarta fase do projecto “SMASHED” em Angola. A iniciativa, que desde 2022 já sensibilizou mais de 67 mil estudantes sobre os perigos do álcool, visa alcançar agora mais 40 mil crianças e adolescentes entre os 11 e 17 anos, utilizando o teatro e outras actividades interativas para promover uma compreensão aprofundada do impacto negativo do consumo de bebidas alcoólicas.

Nesta fase, a acção educativa vai abranger alunos dos municípios do Cazenga, Viana, Belas e Kilamba Kiaxi, após pedido da Direcção da Ação Social deste último município. Através da representação de peças teatrais, os estudantes vão acompanhar a história de três jovens angolanos e refletir sobre a relação com o álcool, seus pais e as consequências das suas escolhas.

Imagem cedida

Desenvolvido pela Collingwood Learning Solutions para a multinacional DIAGEO e implementado pela TheBridgeGlobal, o projecto SMASHED está presente em mais de 30 países desde 2004. Este programa utiliza o teatro como uma ferramenta de sensibilização, proporcionando um momento de entretenimento educativo que aborda as causas, consequências e alternativas para o consumo de álcool na adolescência. A peça é seguida por uma sessão de perguntas e respostas, permitindo que os jovens dialoguem com os personagens e aprofundem a discussão sobre o tema.

Com duas horas de duração, as sessões de sensibilização proporcionadas pelo SMASHED não só educam, como incentivam os jovens a reflectirem sobre as suas próprias escolhas e a importância de se manterem informados sobre os riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas na sua idade.

PONTUAL, fonte credível de informação.