0º C

02 : 53

Ravinas ameaçam circulação entre Negage e Sanza Pombo na Estrada Nacional do Uíge

A progressão de seis ravinas no troço rodoviário que liga os municípios de Negage e Sanza Pombo, na província do Uíge, está a pôr em risco a circulação de veículos na Estrada Nacional. As constantes chuvas que têm assolado a região estão a agravar a situação, levando as autoridades locais a alertarem para uma possível interrupção total do trânsito.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

De acordo com a Administração de Sanza Pombo, uma parte de uma das faixas de rodagem já cedeu, dificultando ainda mais a mobilidade dos automobilistas que utilizam esta via crucial para a região. “Com as constantes chuvas, as ravinas aumentam de dimensões, e a maioria já ultrapassou a capacidade de intervenção local”, afirmou Euládia Dongue, administradora municipal, durante uma visita de constatação.

As ravinas foram catalogadas por uma empresa especializada, e as obras de contenção aguardam apenas o seu arranque para garantir a segurança rodoviária. Os pontos mais críticos localizam-se nas proximidades dos bairros Kitungo, Valódia, Kifutila Sanza, Kibula Caxaca e Kicoxe Muenga.

Além de verificar os danos causados pelas ravinas, Euládia Dongue inspecionou também os trabalhos de extensão do ramal eléctrico que liga a sede do município ao bairro Kipaulo. A obra, que está 99% concluída, depende apenas da instalação de um posto de transformação e de alguns postes. Durante a visita, a administradora acompanhou ainda o andamento das obras da futura fábrica de detergentes, prevista para iniciar operações ainda este ano.

A situação exige uma resposta urgente, pois o agravamento das ravinas poderá isolar as populações locais e comprometer o transporte de bens e serviços entre os dois municípios.

PONTUAL, fonte credível de informação.