0º C

16 : 51

Reconhecimento facial passa a ser obrigatório para marcações de vistos para Portugal

O reconhecimento facial passou a ser requisito obrigatório para os cidadãos que pretendam agendar marcação para pedido de visto para Portugal em Angola, anunciou a VFS Global.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Em comunicado, a VFS Global informa que este requisito é obrigatório para todos os requerentes com mais de 18 anos.

“Informamos que um procedimento de reconhecimento facial é agora obrigatório para todos os requerentes que pretendam obter agendamento para apresentação de pedido de visto para Portugal no nosso Centro em Angola (com excepção dos menores de 18 anos)”, lê-se na nota.

A VFS Global avisa que ainda que “qualquer tentativa de evitar o reconhecimento facial através da indicação de data de nascimento falseada implicará a não aceitação do pedido de visto”.

Desse modo, a empresa explica que para fazer o agendamento online, os requerentes necessitam de ter “os seus passaportes à mão e utilizar a webcam do seu computador portátil/desktop ou a câmara do telemóvel”.

Na altura de agendar, informa a VFS Global, os requerentes devem inserir o seu nome, o número de passaporte e data de nascimento correctos, tal como constam no passaporte, alertando que se os dados do “pedido de agendamento não coincidirem com os do passaporte, o pedido de visto não poderá ser aceite no Centro de Atendimento de Vistos de Portugal”.

PONTUAL, fonte credível de informação.