0º C

19 : 58

Resultados definitivos do Censo 2024 saem em Novembro, dois anos antes do previsto

Os angolanos vão conhecer já em Novembro os números oficiais do Recenseamento Geral da População e Habitação 2024 (Censo 2024). A revelação foi feita esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que anunciou ter antecipado em quase dois anos a divulgação dos resultados.

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

Inicialmente, estava previsto que os dados definitivos só fossem tornados públicos no final de 2026. No entanto, segundo o INE, os avanços registados nas fases de tratamento, apuramento, análise e validação da informação permitiram encurtar significativamente o prazo.

Com esta decisão, os resultados preliminares, que deveriam ser divulgados no final deste mês, deixam de ser apresentados. A nova estratégia aposta na publicação directa dos dados finais, considerados “mais consistentes e consolidados” para garantir maior fiabilidade ao público.

O INE reafirma que o processo segue padrões internacionais de qualidade, alinhando-se às recomendações das Nações Unidas para censos e inquéritos pós-censitários.

Recorde-se que este foi o segundo censo realizado em Angola — o primeiro aconteceu em 2014 — e mobilizou mais de 79 mil agentes de campo entre 19 de Setembro e 19 de Novembro do ano passado.

Com a divulgação antecipada, o país prepara-se para conhecer em detalhe o retrato actualizado da sua população, num momento crucial para a definição de políticas públicas e planeamento do desenvolvimento nacional.