0º C

17 : 06

Secretário de Estado exige maior dedicação dos repórteres comunitários para destacar impacto social do FAS

O Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando Paixão Manuel, apelou ao reforço do empenho dos Repórteres Comunitários na cobertura e divulgação das acções de desenvolvimento promovidas pelo FAS-Instituto de Desenvolvimento Local. A recomendação foi feita durante a sessão de abertura da formação em “Comunicação para o Desenvolvimento”, que decorre de 02 a 06 de Setembro, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda.

Registro autoral da fotografia

Há 4 meses
2 minutos de leitura

Segundo uma nota de imprensa, a que a PONTUAL teve acesso, o certame conta a participação de 62 Repórteres Comunitários provenientes de várias províncias do país, o evento dá continuidade ao ciclo de formações iniciadas em 2023 e que já passaram por cidades como Lubango, Sumbe, Malanje e Bié. Durante estas sessões, foram abordados temas fundamentais para a prática jornalística, como Comunicação Institucional, Géneros Jornalísticos, Web Jornalismo, e Captação e Edição de Imagem Audiovisual.

Crédito: FAS-Facebook

Nesta nova fase de formação, os participantes terão acesso a conteúdos avançados, incluindo Fundamentos do Desenvolvimento Local, Comunicação de Crise e Métodos de Intervenção Comunitária. Entre os formadores estão ´renomados´ especialistas nacionais como Fernando Pacheco, Reginaldo Silva, Ismael Mateus, Manuel Vieira, Celso Malavoloneke e Sérgio Conceição. A formação conta, de igual modo, com a presença internacional da jornalista e investigadora portuguesa Joana Simões Piedade e do sociólogo e jornalista brasileiro Gabriel Rizende Fialho.

Ao intervir na sessão de abertura, o Secretário de Estado destacou a importância do papel dos Repórteres Comunitários na promoção das histórias de sucesso resultantes dos vários programas implementados pelo FAS, como o Programa de Fortalecimento da Proteção Social-KWENDA e o Programa Nacional de Estágios Comunitários.

Nota de imprensa partilhada na página do FAS no Facebook

A figura do Repórter Comunitário foi criada precisamente para assegurar uma maior proximidade com as comunidades, permitindo que as suas vozes sejam ouvidas e que as histórias de impacto social sejam amplamente divulgadas.

Com esta formação, o FAS reforça a sua estratégia de capacitação e valorização dos recursos humanos, com o objetivo de melhorar a comunicação institucional e garantir que as ações desenvolvidas em prol do desenvolvimento local tenham a visibilidade e o reconhecimento merecidos.

PONTUAL, fonte credível de informação.