0º C

13 : 52

Selecção nacional humilha Camarões e sonha alto no CAN de futsal

Angola carimbou, com estrondo, o passaporte para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2026 de futsal, ao esmagar os Camarões por 7-1, esta segunda-feira, num jogo que confirmou a superioridade absoluta da selecção nacional.

Registro autoral da fotografia

Há 3 horas
2 minutos de leitura

A jogar no Pavilhão Multiuso do Kilamba, em Luanda, a equipa angolana dominou a segunda mão do acesso à prova continental e construiu uma vitória sem contestação, depois de já ter chegado ao intervalo a vencer por 2-0, perante um adversário sem argumentos para travar o vendaval ofensivo.

Os golos foram assinados por Anderson, que bisou aos 2 e 31 minutos, Mano Sele (16’), Kliverth (23’), Any (27’), Bráulio (28’) e Chico (33’), enquanto Denamou marcou o tento de honra dos Camarões, aos 35 minutos, segundo dados divulgados pela Angop.

O resultado confirmou uma eliminatória de sentido único. Na primeira mão, disputada em Yaoundé, Angola aplicara uma goleada histórica por 12-0, fechando o apuramento com um agregado expressivo de 19-1 nas duas partidas.

No final do encontro, o seleccionador nacional, Franklin Inácio, apontou a conquista do CAN 2026 como objectivo claro, defendendo a realização urgente de um estágio em Espanha ou Portugal, de forma a preparar a equipa para as exigências da prova, agendada para Marrocos, entre 11 e 21 de Abril de 2026.

Já o capitão Mano Sele reconheceu uma gestão mais cautelosa do esforço, explicando que a vantagem confortável do primeiro jogo condicionou o ritmo, mas sublinhou que a selecção respondeu sempre com autoridade às tentativas de reacção do adversário. Angola segue para o CAN como vice-campeã africana e com ambições reforçadas.