0º C

11 : 13

Trump exige 15 mil milhões de dólares ao New York Times por difamação

Donald Trump voltou a abrir guerra contra a imprensa norte-americana. O ex-presidente e candidato às eleições de 2024 avançou com uma ação judicial contra o jornal The New York Times, reclamando uma indemnização colossal de 15 mil milhões de dólares por alegada difamação.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
2 minutos de leitura

Segundo noticiou o Africanews, Trump contesta a publicação de uma charge e de uma carta que lhe é atribuída e que estaria dirigida a Jeffrey Epstein, o milionário envolvido no escândalo internacional de tráfico sexual. O magnata nega categoricamente a autoria da missiva e acusa o diário nova-iorquino de manipular a opinião pública.

Esta não é a primeira vez que Trump recorre aos tribunais para enfrentar os gigantes da comunicação. Em julho, já tinha processado o Wall Street Journal e Rupert Murdoch, alegando a divulgação de informações falsas e prejudiciais à sua reputação.

No caso do New York Times, o republicano vai mais longe e acusa o jornal de “interferência descarada” na campanha presidencial de 2024, alegando favorecimento da democrata Kamala Harris.

A ofensiva de Trump não se limita à imprensa escrita. Também a ABC News, o jornalista George Stephanopoulos e a Paramount foram alvo de ações judiciais relacionadas com entrevistas concedidas à adversária democrata. Parte dessas disputas terminou em acordos milionários: 15 milhões de dólares num caso e 16 milhões noutro.

Com este novo processo, Donald Trump reforça a sua estratégia de confronto direto com a comunicação social, uma bandeira que tem marcado tanto a sua presidência como a sua campanha de regresso à Casa Branca.