0º C

07 : 32

Vacinação contra o cancro do colo do útero arranca a 13 de Outubro

Angola vai finalmente dar início, no próximo dia 13 de Outubro, à aguardada campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero, uma das principais causas de morte entre mulheres no país e em toda a África. A medida, considerada histórica pelo Ministério da Saúde, destina-se a meninas entre os 9 e os 12 anos, quer estejam matriculadas no sistema escolar, quer fora dele.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

O anúncio foi feito em Luanda pela directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, durante a abertura da capacitação das equipas provinciais de Saúde e Educação que terão a missão de levar a cabo a iniciativa.

“Após 16 anos de expectativa, o sonho de introduzir de forma sustentável esta vacina no nosso país está prestes a tornar-se realidade”, afirmou a responsável, ao mesmo tempo que advertiu as equipas técnicas: “não podem falhar”.

Helga Freitas sublinhou que a campanha representa um marco para a saúde pública em Angola, estando alinhada com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023–2027, com impacto directo na saúde das mulheres e no futuro da sociedade.

A responsável frisou ainda que todas as condições técnicas e logísticas estão criadas para assegurar o êxito da vacinação, que será totalmente gratuita.

O director Nacional da Educação Pré-escolar e do Ensino Primário, Gola António, destacou, por seu lado, o papel decisivo dos professores como primeiros mobilizadores nas escolas, garantindo que o sector da Educação está preparado para cumprir o seu papel nesta operação de saúde pública.