0º C

02 : 29

Zaire: Vandalizadas quinze torres de alta tensão

Indivíduos desconhecidos vandalizaram quinze torres metálicas de alta tensão na comuna da Musserra, município do Nzeto, província do Zaire, informou, domingo, na localidade do Lue, o representante da Rede Nacional de Transportes (RNT).

Registro autoral da fotografia

Há 1 mês
2 minutos de leitura

Adriano Mangombe explicou que a destruição dos equipamentos afectou duas linhas de 400 quilovolts cada, que permitiam o transporte de energia eléctrica da subestação do Capari, na província do Bengo, até ao Zaire.

 De acordo com o responsável, na primeira linha do percurso foram danificadas oito torres, ao passo que na segunda sete ficaram destruídas, ao mesmo tempo que o grupo de indivíduos, ainda por identificar, subtraiu 450 metros de cabos subterrâneos e malhas de protecção das torres.

Além de afectar o normal fornecimento de energia eléctrica há, igualmente, o risco iminente de se registar a queda das torres, cujas bases protectoras foram retiradas, afirmou Adriano Mungombe.

Os prejuízos causados com a destruição dos equipamentos, segundo disse, são avultados, mas dentro de dias arrancam os trabalhos de reposição dos materiais.

O representante da RNT no Zaire explicou que, entre finais de 2024 a príncipio deste ano, 981 torres de transporte de energia eléctrica de alta tensão foram vandalizados nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto e Tomboco.

Sobre a vandalização dos bens públicos, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que trabalhou no município do Nzeto, orientou os órgãos de Defesa e Segurança a tomarem medidas com vista à identificação e responsabilização criminal dos autores.

O governante pediu, igualmente, o reforço das medidas de vigilância por parte da população, principalmente dos sobas, líderes juvenis e representantes de organizações da Sociedade Civil da província do Zaire. 

C/JA

PONTUAL, fonte credível de informação.