0º C

02 : 36

Africell chega ao Huambo em Agosto do corrente ano

Os serviços da operadora da rede móvel Africell chegam à província do Huambo no mês de Agosto do corrente ano, o que prevê criar 1.500 postos de trabalho directos e indirectos. A informação foi avançada, ontem, pelo presidente do Conselho de Administração da

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Jorge Vasquez, que falava durante um encontro mantido com o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, afirmou que a Africel começa a operar no Planalto Central no mês de Agosto, contemplando, inicialmente ,os municípios do Huambo, Caála e Bailundo, com o objectivo de facilitar a comunicação entre as populações.

Segundo Jorge Vasquez, a operadora vai priorizar a contratação e a capacitação de jovens locais.

Para a fase inicial,disse, estão previstos 150 empregos directos, entre nacionais e estrangeiros, que vão actuar na instalação de equipamentos, abertura de lojas e implementação de infra-estruturas necessárias para a operação da empresa.

O responsável destacou que a Africell busca não apenas obter lucros, mas também oferecer tecnologia, desenvolver habilidades e impulsionar o progresso dos angolanos, especialmente dos habitantes da província do Huambo. Além do sector de telecomunicações, disse, a operadora, pretende investir na cultura e nas artes, bem como no desenvolvimento da Educação e do Desporto, com destaque para o futebol e o basquetebol.

“O nosso principal objectivo é contribuir para o desenvolvimento das comunidades, permitindo que a população do Huambo utilize o telemóvel de forma mais ampla, seja para fins educacionais, comerciais ou outros”, afirmou.

Por sua vez, o governador Pereira Alfredo considerou que a entrada da Africell na província vai melhorar os serviços de telecomunicações, equilibrando a oferta e a qualidade na região.

 Segundo o governante, a expansão da rede de comunicação é uma prioridade do Governo Provincial, sobretudo, diante da nova Divisão Político-Administrativa do país.

“O nosso foco é garantir que as áreas ainda não cobertas tenham acesso a esses serviços nos próximos tempos, facilitando a vida dos cidadãos”, afirmou o governador.

Pereira Alfredo acrescentou que a Africell terá um compromisso social, conectando escolas e centros de investigação científica por meio da banda larga, essencial para o desenvolvimento académico, social e económico da província.

O governador garantiu o apoio incondicional do Governo Provincial à Africell, reforçando que a prioridade é partir da teoria para a prática e promover o desenvolvimento do Huambo.

C/JA

PONTUAL, fonte credível de informação.