Unitel vai à Bolsa em 2026: Governo confirma data e acelera privatizações milionárias
A gigante das telecomunicações prepara-se para abrir o capital no primeiro trimestre de 2026, num dos momentos mais aguardados do Programa de Privatizações do Executivo angolan

Registro autoral da fotografia
O Governo angolano confirmou que a Unitel, maior operadora de telecomunicações do país, entrará em Bolsa no início de 2026, marcando um dos passos mais significativos do Programa de Privatizações (ProPriv). A operação, que envolve a venda de 15% do capital da empresa através de uma Oferta Pública Inicial (OPI) na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, à margem das Reuniões Anuais do Banco Mundial e do FMI, em Washington. “O processo está em curso e será certamente fechado no primeiro trimestre de 2026”, garantiu o governante, sublinhando que os activos do Estado estão a ser preparados para alienação.
A entrada da Unitel em Bolsa sucede à operação concretizada com o Banco de Fomento Angola (BFA) e representa mais um passo na estratégia de redução da presença estatal em sectores estratégicos. O objectivo, frisou Ottoniel dos Santos, é fortalecer o papel do sector privado como motor da economia nacional.
Segundo o despacho presidencial de 23 de Agosto de 2024, a alienação parcial da Unitel integra a lista de empresas a privatizar no quadro do ProPriv 2019-2022, que previa a venda de 195 activos e empresas públicas, entre os quais se contam a Sonangol e a Endiama.
O secretário de Estado assegurou que o FMI e o Banco Mundial têm mostrado apoio e confiança no processo de privatizações em curso, considerando-o essencial para diversificar a economia e reduzir a dependência do petróleo.
“O sector privado deve ser o verdadeiro campeão da economia angolana”, afirmou, acrescentando que esta dinâmica permitirá absorver melhor choques externos e sustentar o crescimento do PIB não petrolífero.
Questionado sobre as avaliações do FMI, Ottoniel dos Santos reconheceu que os riscos de liquidez permanecem, mas considerou que a recente emissão de Eurobonds, no valor de 1,75 mil milhões de dólares, demonstrou a confiança dos investidores internacionais na economia angolana e na sua capacidade de honrar compromissos.
O governante defendeu ainda a diversificação das fontes de financiamento, explorando mercados do Médio Oriente e da Ásia, e o recurso a instrumentos inovadores, como o “debt-for-development swap”, promovido pelo Banco Mundial, que converte parte da dívida em investimentos sociais, nomeadamente na educação.
Atualmente, a dívida pública angolana representa cerca de 55% do PIB, abaixo do limite prudencial de 60%, um sinal que, segundo Ottoniel dos Santos, confirma o “caminho de consolidação e sustentabilidade” traçado pelo Executivo.
Notícias que você também pode gostar
Foi lançada a pedra que marca o início da construção de uma fábrica de atum no município do Mussulo, em Luanda, cuja cerimónia contou com a presença do administrador municipal do Mussulo, Baudílio Vaz.
Há 2 dias
A empresa angolana Bwadjiangue, abriu uma linha de montagem de tractores no município de Moçâmedes (Namibe), contribuindo assim para o reforço da mecanização agrícola na província.
Há 2 dias
A Assembleia Nacional de Angola reprovou, esta Quinta-feira, os projectos de lei de alteração à Lei de Protecção de Dados e de Financiamento aos Partidos Políticos, iniciativas da UNITA, que, no entender MPLA, contêm “graves insuficiências legais”.
Há 2 dias
O Presidente da República, João Lourenço, manifestou solidariedade à chefe de Estado interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na sequência do terramoto que causou até agora 235 mortos e elevados danos materiais.
Há 2 dias
A diplomacia angolana perdeu uma das suas figuras mais experientes. Carlos de Lemos Sardinha Dias, embaixador de Angola em Cuba, morreu este domingo, na Cidade do Panamá, aos 64 anos, vítima de doença, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.
Há 5 dias
O Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse esta segunda-feira a Marcos André Pedro Garcia como novo vice-governador do Cuanza Norte para os sectores Político, Social e Económico, numa mudança que reforça a equipa de governação da província.
Há 5 dias
O Ministério do Interior prepara-se para avançar com um dos maiores processos de recrutamento dos últimos anos, com a abertura de um concurso público para a admissão de cerca de 7000 novos efectivos, anunciou o ministro Manuel Homem, garantindo que o processo é uma certeza e que os detalhes serão divulgados em breve.
Há 5 dias
O debate sobre as reparações pela escravatura entrou numa nova fase após líderes africanos e caribenhos reunidos no Gana terem lançado um apelo contundente aos antigos impérios coloniais europeus para que apresentem pedidos formais de desculpa e avancem com compensações pelos séculos de tráfico de africanos escravizados.
Há 1 semana
Foi lançada a pedra que marca o início da construção de uma fábrica de atum no município do Mussulo, em Luanda, cuja cerimónia contou com a presença do administrador municipal do Mussulo, Baudílio Vaz.
Há 2 dias
A empresa angolana Bwadjiangue, abriu uma linha de montagem de tractores no município de Moçâmedes (Namibe), contribuindo assim para o reforço da mecanização agrícola na província.
Há 2 dias
A Assembleia Nacional de Angola reprovou, esta Quinta-feira, os projectos de lei de alteração à Lei de Protecção de Dados e de Financiamento aos Partidos Políticos, iniciativas da UNITA, que, no entender MPLA, contêm “graves insuficiências legais”.
Há 2 dias
O Presidente da República, João Lourenço, manifestou solidariedade à chefe de Estado interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na sequência do terramoto que causou até agora 235 mortos e elevados danos materiais.
Há 2 dias
A diplomacia angolana perdeu uma das suas figuras mais experientes. Carlos de Lemos Sardinha Dias, embaixador de Angola em Cuba, morreu este domingo, na Cidade do Panamá, aos 64 anos, vítima de doença, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.
Há 5 dias
O Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse esta segunda-feira a Marcos André Pedro Garcia como novo vice-governador do Cuanza Norte para os sectores Político, Social e Económico, numa mudança que reforça a equipa de governação da província.
Há 5 dias
O Ministério do Interior prepara-se para avançar com um dos maiores processos de recrutamento dos últimos anos, com a abertura de um concurso público para a admissão de cerca de 7000 novos efectivos, anunciou o ministro Manuel Homem, garantindo que o processo é uma certeza e que os detalhes serão divulgados em breve.
Há 5 dias
O debate sobre as reparações pela escravatura entrou numa nova fase após líderes africanos e caribenhos reunidos no Gana terem lançado um apelo contundente aos antigos impérios coloniais europeus para que apresentem pedidos formais de desculpa e avancem com compensações pelos séculos de tráfico de africanos escravizados.
Há 1 semana












