0º C

17 : 17

Angola e São Tomé e Príncipe analisam acordo de parceria estratégica

A reunião de concertação bilateral ocorreu, ontem, no edifício sede do Ministério das Relações Exteriores, em Luanda, e visou analisar o acordo de parceria estratégica para desenvolvimento entre os dois países

Registro autoral da fotografia

Há 9 meses
2 minutos de leitura

Tratou-se da 1.ª Reunião de Trabalho do Comité de Acompanhamento do Processo Verbal de Cooperação entre Angola e a República Democrática de São Tomé e Príncipe. A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado angolano para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes.

A ocasião serviu para passar em revista aspectos ligados às relações de cooperação entre os dois Estados, quer na esfera políticoeconómica como na esfera comercial. A agenda prevê dois dias de trabalhos, que culminará com a assinatura de instrumentos jurídicos voltados à materialização dos anseios dos dois povos.

O Comité de Acompanhamento do Processo Verbal de Cooperação Angola e São Tomé visa promover novos parâmetros na relação bilateral entre Angola e São Tomé e Príncipe, almejando o seu contínuo estreitamento e estabilidade. As relações entre Angola e São Tomé e Príncipe estendem-se desde 1978, por via da assinatura do Acordo Geral de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral, e, desde a data, estão assentes no espírito de solidariedade e irmandade. Angola e República Dominicana realizaram Consultas Políticas Ainda ontem, a secretária de Estado para as Relações Exteriores de Angola, Esmeralda Mendonça, participou de um encontro, na República Dominicana, sobre Consultas Políticas entre Angola e aquele país da América do Norte.

O programa de trabalho da secretária de Estado do (MIREX) inscreve, além da abordagem das matérias do fórum político-diplomático, a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura do Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Instituto de Ensino Superior de Formação Diplomática e Consular (INESDYC) da República Dominicana. As relações diplomáticas entre Angola e a República Dominicana foram estabelecidas em 2009, em cerimónia ocorrida na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos da América.

Em Setembro do ano passado, os dois países celebraram a assinatura de três importantes instrumentos jurídicos, que têm dinamizado e reforçado as relações político-diplomáticas e de cooperação entre os dois países, nomeadamente, o Acordo Quadro de Cooperação entre a República de Angola e a República Dominicana. Os instrumentos jurídicos previam, ainda, um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre o MIREX de Angola e a sua congênere da República Dominicana, e ainda o acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.