0º C

23 : 25

Arquidiocese do Huambo confirma desaparecimento de sacerdote

O desaparecimento do padre Vasco Gonguela Samba, vigário da Paróquia de São João, no Huambo, está a ser investigado pelas autoridades angolanas, anunciou esta Terça-feira a Arquidiocese local. O sacerdote foi dado como desaparecido desde o passado dia 31 de Julho.

Registro autoral da fotografia

Há 13 horas
2 minutos de leitura

Num comunicado assinado pelo arcebispo Zeferino Zeca Martins, a Arquidiocese do Huambo revelou que o caso está a ser acompanhado “com profunda preocupação” e classificou o desaparecimento como “muito insólito”, tendo em conta que se deu nas imediações da paróquia onde o padre exercia funções.

“As autoridades policiais e todas as entidades competentes foram imediatamente accionadas e têm estado a trabalhar de forma coordenada, com o objectivo de esclarecer o paradeiro do sacerdote”, refere a nota.

Mais de 72 horas após o desaparecimento, as buscas prosseguem sem que haja, até ao momento, informação concreta sobre as circunstâncias do sucedido. O Serviço de Investigação Criminal confirmou à Lusa que está a conduzir diligências, mas remeteu esclarecimentos adicionais para momento posterior, invocando o segredo de justiça.

A Arquidiocese apelou aos fiéis para manterem a esperança e rezarem pelo pronto regresso do padre Vasco Gonguela Samba, reafirmando o seu compromisso em colaborar com as autoridades na resolução do caso.