0º C

07 : 31

CEAST convoca João Lourenço para “cura das feridas” da sociedade angolana

O Presidente da República, João Lourenço, foi oficialmente convidado pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) a participar no Congresso Nacional da Reconciliação, marcado para a primeira semana de Novembro, em Luanda. O evento é apresentado como um marco decisivo na cura das “feridas ainda abertas” da sociedade angolana.

Registro autoral da fotografia

Há 1 semana
2 minutos de leitura

O anúncio foi feito pelo presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, após uma audiência com o Chefe de Estado, nesta quarta-feira, no Palácio Presidencial. O prelado católico garantiu que o encontro, de carácter nacional, pretende lançar as bases para um novo espírito de convivência cívica, política e social no país.

A iniciativa deverá juntar cerca de 500 participantes, incluindo líderes de diferentes confissões religiosas, representantes da sociedade civil, partidos políticos e cidadãos de vários sectores. “Este congresso é um exercício colectivo de exorcismo, para transformar a linguagem política e social de Angola”, sublinhou Dom Imbamba.

O encerramento será marcado por um culto ecuménico, símbolo da diversidade e da pluralidade de vozes que pretendem dar corpo a este momento de reconciliação. A CEAST confirmou que o encontro conta com o apoio institucional do Presidente João Lourenço.