0º C

01 : 51

Deputados e funcionários do parlamento marcham pelo Outubro Rosa em Luanda

A Assembleia Nacional uniu-se esta sexta-feira à causa mundial do Outubro Rosa, com uma marcha solidária que coloriu as ruas de Luanda em defesa da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. A caminhada, que partiu do Palácio da Assembleia Nacional, teve como propósito sensibilizar a sociedade para a importância de cuidar da saúde e apoiar as mulheres afectadas pela doença.

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

Promovida no âmbito do Projecto de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, VIH-SIDA e Governação do Fórum Parlamentar da SADC, em colaboração com o Grupo de Mulheres Parlamentares, a iniciativa pretendeu reforçar o papel do Parlamento como agente de mobilização social e de promoção de estilos de vida saudáveis.

Com início às 15h30, a marcha percorreu toda a extensão da nova Marginal de Luanda, envolvendo funcionários, parlamentares e representantes de diversas instituições públicas e privadas, que se juntaram em gesto de solidariedade às vítimas e sobreviventes do cancro da mama.

Após o percurso, os participantes realizaram uma sessão de exercícios físicos em frente ao Salão Nobre do edifício-sede do Parlamento, num momento de convívio e consciencialização sobre a importância da actividade física para a prevenção da doença.

O Outubro Rosa, recorde-se, teve origem nos Estados Unidos da América na década de 1990 e rapidamente se transformou num movimento global que inspira mudança e união na luta contra o cancro da mama. A cor rosa, hoje símbolo dessa causa, representa esperança, coragem e empatia para com todas as mulheres que enfrentam a doença.