0º C

20 : 38

Diplomata e político da UNITA oficializa entrada no PRA-JA

O antigo representante da UNITA nos Estados Unidos da América, Jardo Muekalia, formalizou esta segunda-feira, 25, a sua adesão ao PRA-JA Servir Angola, abandonando o partido em que militou durante décadas.

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

O anúncio foi feito em comunicado pelo PRA-JA, que sublinha o contributo que a experiência política e diplomática de Muekalia poderá trazer para o reforço do projecto liderado por Abel Chivukuvuku. A direcção do partido destacou ainda o carácter “inclusivo” da sua proposta política, assegurando que o percurso técnico e humano do novo militante será uma mais-valia para o crescimento da formação.

Figura conhecida nos meios diplomáticos, Jardo Muekalia chegou a ser apontado como possível sucessor de Isaías Samakuva na liderança da UNITA, estatuto que lhe valeu reconhecimento interno e externo como político moderado e atento às dinâmicas internacionais, sobretudo no espaço norte-americano e europeu.

A saída de Muekalia representa uma perda simbólica para o “Galo Negro”, uma vez que se trata de um dos seus quadros mais respeitados, com longa experiência nas relações internacionais. Ao mesmo tempo, reforça o capital político do PRA-JA, que procura consolidar-se no cenário multipartidário angolano.