0º C

06 : 15

Embaixador russo encerra missão em Angola e destaca reforço da cooperação bilateral

O embaixador da Federação da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, terminou esta quarta-feira a sua missão diplomática no país, sublinhando o “orgulho” de ter contribuído para o fortalecimento das relações entre Luanda e Moscovo ao longo de quase oito anos.

Registro autoral da fotografia

Há 3 dias
2 minutos de leitura

O diplomata foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial, para a apresentação de cumprimentos de despedida. No encontro, Tararov realçou que as relações entre os dois Estados assentam numa história de amizade e solidariedade e manifestou confiança na sua continuidade e aprofundamento.

Em declarações à imprensa, informou que a preparação de uma visita oficial de João Lourenço à Rússia está em curso e destacou como um dos principais avanços do seu mandato o incremento da cooperação cultural. Nesse âmbito, adiantou que será inaugurado em breve um Centro de Cultura Russa em Angola, bem como um centro angolano na Rússia, no seguimento de acordos assinados entre as partes.

Tararov recordou ainda a sua ligação antiga a Angola, tendo integrado, em 1992, a Comissão Conjunta Político-Militar como representante da parte russa, no quadro dos esforços de garantia da paz. “Angola estará sempre no meu coração”, afirmou.

Ao concluir a missão, o diplomata prepara-se para assumir funções como representante da Rússia em Moçambique.