0º C

16 : 55

Exportações Facilitadas: Angola lança Janela Única para simplificar comércio exterior

O processo de exportação de mercadorias em Angola será significativamente facilitado com a implementação da Janela Única do Comércio Externo (JUCE), anunciou ontem, em Luanda, a secretária de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta Fortes.

Registro autoral da fotografia

Há 6 meses
2 minutos de leitura

Falando à imprensa durante a II edição do Fórum de Comércio Internacional, que ocorreu sob o lema “Desafios para a Facilitação do Comércio em Angola”, Fortes destacou que a nova plataforma visa simplificar e desburocratizar os processos de exportação, eliminando a necessidade de documentos em papel. A JUCE permitirá que todas as solicitações de exportação sejam feitas e geridas em um único portal, interligando todos os intervenientes no processo.

A iniciativa surgiu em resposta às preocupações dos exportadores sobre o excesso de documentação necessária para exportar mercadorias. O objetivo é reduzir a intervenção humana e avançar para a digitalização completa do comércio internacional, alinhando-se com as práticas modernas globais.

Fortes também revelou que o projeto está em fase de avaliação e já possui o aval do Banco Mundial para financiamento. O fórum foi considerado um espaço crucial para discutir as barreiras reais no processo de importação e exportação e propor soluções viáveis para eliminá-las.

Além disso, a secretária de Estado destacou o crescimento das exportações de produtos não petrolíferos, mencionando empresas como Nova Agrolíder, que exporta hortícolas e frutas, e a Food Care, que exporta produtos industrializados. Esses setores já representam 3% do PIB de Angola, mostrando um avanço significativo em relação aos anos anteriores.

A implementação da JUCE promete transformar o cenário das exportações angolanas, tornando-as mais eficientes e competitivas no mercado global.